Dica do dia: Jardim vertical externo

Dica do dia: Jardim vertical externo

jardim-vertical-suculentas

E quando na hora de montar aquele jardim vertical na sua área externa bate aquela dúvida: quais plantas posso colocar? Realmente, muitas espécies não são indicadas para jardins verticais, principalmente quando se trata de área externa. É muito importante verificar se a espécie tem raízes grandes, pesadas ou agressivas (essas definitivamente não são indicadas para jardins verticais), se são perenes (plantas perenes demandam menor manutenção) e como é a incidência do sol no local (sombra, meia sombra ou sol pleno). Ao combinar espécies, escolha aquelas com características de frequência de irrigação e necessidade de volume de água iguais ou parecidos, para evitar a rega incorreta. A exposição das plantas ao sol é a variável mais importante na escolha: plantas de sombra costumam adquirir um tom amarelado e aspecto de queimadas quando expostas ao sol, enquanto as plantas de sol ficam pescoçudas e esbranquiçadas se colocadas em local de sombra.

Se você não quer que a estrutura do jardim vertical apareça, você precisa de um jardim bem denso, efeito produzido por plantas pendentes, semi-pendentes, com folhagem prostrada ou arqueada. Podem ser orquídeas, heras ou mesmo forrações, sendo que essas proporcionam um colorido diferenciado ao jardim. O crescimento das plantas não é rápido, você deve utilizar mudas mais evoluídas se quiser agilizar, mas o processo de crescimento tem um tempo a ser respeitado.

Nos casos de área externa e locais descobertos, trabalhamos somente com espécies de sol pleno e meia sombra, pois fatalmente receberão luz solar direta em algum momento do dia.

jardim-vertical-cobertura
SOL PLENO

Para sol pleno, as mais indicadas são cactos e suculentas, pois crescem diretamente no sol e necessitam pouca irrigação. Há também algumas espécies pendentes que se adaptam bem à exposição ao sol pleno. Considera-se sol pleno se a planta receber luz solar direta a qualquer hora do dia. Algumas das espécies indicadas são: aspargo-pluma, barba-de-serpente, brilhantina, colar-de-pérolas, clorofito, flor-canhota, flor-de-coral, hera-inglesa, jibóia, lambari-roxo, orquídea-grapete, liríope, tilândsia, russélia, aspargo-rabo-de-gato, trapoeraba-roxa e suculentas em geral.

jardim vertical suculenta
MEIA SOMBRA

A lista de espécies para meia sombra é mais extensa, sendo considerada quando o local possui uma sombra leve com muita luz ou que tenha sol direto somente na parte da manhã. Algumas opções de plantas de meia-sombra são: antúrio, asplênio, babosa-de-pau, barba-de-serpente, bromélias, columéia-peixinho, chifre-de-veado, samambaias, chuva-de-ouro, dedo-de-moça, dinheiro-em-penca, falenópsis, flor-batom, flor-de-maio, liríope, peperômia, rabo-de-gato, ripsális, renda-portuguesa, singônio, véu-de-noiva, rabo-de-burro e vriésia.

jardim vertical meia sombra

A criação de jardim vertical nas áreas externas, além de trazer uma vida, um colorido natural para o espaço, ajuda a amenizar as temperaturas, melhorando o conforto ambiental. Que tal fazer um na sua casa, no seu apartamento ou na sua loja?   Fonte: Arquidicas, Jardineiro.net, Terral, Jardinaria.

Comments are closed.